SEDCON e PROCON-RJ cobram medidas para abastecimento de água eficiente no estado
Na tarde de quinta-feira, 5 de dezembro, representantes das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio Mais Saneamento, responsáveis pelo abastecimento de água no estado do Rio de Janeiro, se reuniram na sede da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) com o PROCON-RJ e a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (AGENERSA). O objetivo foi discutir as recentes falhas no fornecimento de água em várias regiões e as cobranças indevidas feitas aos consumidores.
A reunião foi convocada em resposta às diversas denúncias e reclamações recebidas pelos canais Fala Consumidor e 151, do PROCON-RJ. O encontro buscou alinhar estratégias para proteger os consumidores e estabelecer ações preventivas para evitar novos episódios de falta de água, além de melhorar a comunicação com a população.
O Secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, propôs a criação de uma central de atendimento integrada entre as concessionárias, órgãos de defesa do consumidor e a AGENERSA. O objetivo é criar soluções imediatas para os problemas de abastecimento e informar os consumidores com maior clareza.
As concessionárias explicaram que as falhas no fornecimento foram causadas por acidentes e vazamentos, com atrasos nas manutenções programadas. Foi solicitado que as empresas fornecessem um relatório detalhado das reclamações e das providências adotadas, que será encaminhado à AGENERSA e ao Ministério Público.
Em resposta às falhas, a SEDCON e o PROCON-RJ ajuizaram uma Ação Civil Pública contra a Águas do Rio, solicitando indenizações pelos danos causados. Além disso, investigações administrativas foram abertas para cobrar medidas corretivas das empresas responsáveis pelo abastecimento.