SECRETÁRIO DE SAÚDE INAUGURA CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Unidade fará encaminhamento de doenças relacionadas à prática profissional
O trabalhador do estado do Rio de Janeiro ganhou, na segunda-feira, um espaço exclusivo de acolhimento a doenças relacionadas à atividade profissional, como lesão por esforço repetitivo (LER), problemas de saúde mental, tendinite, entre outras. O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (CEREST) foi inaugurado pelo secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, no Centro do Rio, e garante encaminhamento à saúde de profissional público, privado, autônomo, informal e desempregado.
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Silva Jardim, nº 31, e conta com dois consultórios, sala de reunião, coordenação e diretoria. O atendimento será feito pela equipe multiprofissional composta por médico, dentista, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico em segurança do trabalho. Após a assistência, o paciente será regulado pela Central Estadual de Regulação (CER) e sairá do CEREST com data, hora e local para tratamento na atenção primária à saúde.
“Esta entrega representa uma grande missão de construção de uma política pública em favor da saúde do trabalhador. Estamos olhando de forma eficiente para os nossos funcionários, principalmente das UPAs e dos hospitais, por meio de uma integração constitucional entre os entes. Este equipamento é um avanço extraordinário em prol da saúde física e psicológica de todo trabalhador”, destacou Dr. Luizinho.
A subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Claudia Mello, ressaltou que a inauguração do CEREST restabelece a coordenação da política de ação em favor do trabalhador do estado do Rio de Janeiro. “A unidade permitirá o retorno da interlocução com os entes, fortalecendo a governança e a orientação ao trabalhador”, declarou.
O diretor estadual da Divisão de Saúde do Trabalhador, Pablo de Mello, enfatiza que o Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador possui uma equipe especializada para acolher os trabalhadores. “O objetivo da unidade é encaminhar o profissional que sofre de doenças ou agravos relacionados ao trabalho, ao tratamento. Aqui, ele será avaliado por nossa equipe multiprofissional e sairá regulado para atendimento na rede de atenção básica para realizar seu tratamento”, explicou.
Também participaram da inauguração do CEREST, entre outros, Luciene Aguiar, coordenadora geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde; Rosemary Mendes, superintendente de Gestão de Vigilância em Saúde do Estado; e a superintendente estadual de Atenção Primária à Saúde, Halene Armada.