SECRETARIA DE SAÚDE ANUNCIA FIM DA EPIDEMIA DE DENGUE NO RIO
Estado tem quase 172 mil contagiados pela doença em 2024. Cariocas têm mais uma semana para se vacinar contra a dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio anunciou, na manhã desta sexta-feira (29), o fim da epidemia de dengue na capital fluminense.
Segundo o secretário Daniel Soranz, houve queda nos casos e melhoria da situação no município. Além disso, ele afirmou que foi a epidemia com menor letalidade no Rio. Foram 7 óbitos para quase 100 mil casos da doença.
“A gente encerra o período de emergência, de epidemia na cidade. Agora a gente vira toda a nossa força de trabalho para a gripe influenza. A gente começa a maior campanha do calendário vacinal. A semana que vem é a última semana para se vacinar contra a dengue”, destaca o secretário.
A partir de agora, a estrutura que estava sendo usada para a dengue será utilizada para a vacinação contra a gripe – que começa nas próximas semanas. De acordo com Soranz, a partir disso, a influenza deve “dominar o quadro epidemiológico”.
Contudo, o secretário destaca que o fim da epidemia não significa que não haverá mais casos de dengue, mas sim que os casos diminuíram e que não há um colapso pelo excesso de atendimentos nos postos de saúde. Os cuidados com a prevenção de focos do mosquito devem ser mantidos, para que os casos não voltem a aumentar.
O estado do Rio de Janeiro chegou a mais de 171 mil casos de dengue até esta sexta-feira (29), segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde. O número registrado de mortes pela doença até esta sexta-feira é de 71. Quase 4,8 mil pessoas estão internadas com dengue no estado.
Principais números (atualizado em 29/3):
– 71 mortes e 171.954 casos no estado
– 4.791 pessoas internadas por conta da doença
– Na capital: 81.637 casos e 5 mortes
Na cidade do Rio, são quase 81 mil casos, com cinco mortes registradas. Apesar disso, a cobertura vacinal segue baixa: 103 mil doses aplicadas, menos de 30%.
O Ministério da Saúde anunciou que vai distribuir mais doses para 165 municípios em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, os municípios que devem receber novas doses são:
Rio de Janeiro, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Mesquita, Seropédica, Japeri E Queimados.
Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra a dengue no município do Rio de Janeiro, de acordo com cronograma de calendário definido por idade.
Número de casos por município
Número de casos de dengue por município do RJ
Rio de Janeiro 80.897
Volta Redonda 12.539
Angra dos Reis 6.001
Campos dos Goytacazes 5.117
Resende 4.720
Rio das Ostras 3.443
Maricá 3.231
Itaboraí 2.981
Duque de Caxias 2.955
São Gonçalo 2.802
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde/RJ