O seu canal de Noticias

SECRETARIA DE CULTURA DE MARICÁ PROMOVE MARATONA DE FILMES BRASILEIROS

Programação em homenagem aos 125 anos do cinema nacional acontece neste fim de semana no Cine Henfil, no Centro

A Secretaria de Cultura de Maricá preparou uma programação especial em homenagem aos 125 anos do cinema brasileiro, comemorado em 19 de junho de 2023, no Cine Henfil, no Centro, para o próximo fim de semana. A maratona vai contar com sessões às 15h, 17h e 19h, entre sexta-feira (16/06) a domingo (18/06) e exibirá o filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, dirigido por Bruno Barreto, “O menino e o mundo”, de Alê Abreu, “Bye Bye Brasil”, de Carlos Diegues, “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos e o filme “Pluft, o Fantasminha”, dirigido por Rosane Svartman. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.

O espaço é administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo. O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Programação
Sexta-feira (16/06):
19h – Dona Flor e Seus Dois Maridos

Sábado (17/06):
15h – O menino e o mundo
17h – Bye Bye Brasil
19h – Medida Provisória

Domingo (18/06):
15h – Pluft, o Fantasminha
17h – Dona Flor e Seus Dois Maridos
19h – Medida Provisória

Sinopses:

Medida Provisória: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. Classificação: 14 anos.

Dona Flor e Seus Dois Maridos: A sedutora Dona Flor (Juliana Paes) é uma professora de culinária de Salvador. Ela é casada com Vadinho (Marcelo Faria), que morre, levando ela a casar de novo, com o farmacêutico Teodoro (Leandro Hassum). Quando Vadinho volta em espírito, Dona Flor volta a se relacionar com ele, ficando dividida do que fazer com os dois maridos. Classificação: 16 anos.

Bye Bye Brasil: Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília. Classificação: 18 anos.

Pluft, o Fantasminha: A menina Maribel e o fantasma que morre de medo de gente desenvolve uma inesperada amizade. Um dia, ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Classificação: livre.

O menino e o mundo: Em O menino e o mundo, um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. Classificação: livre.

Por: Redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.