SAÚDE DE ITAGUAÍ DIVULGA NOVOS SERVIÇOS NO HOSPITAL SÃO FRANCISCO XAVIER
A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou novidades em relação aos serviços que disponibiliza para a população, principalmente para os pacientes na principal unidade de saúde da cidade, o hospital municipal São Francisco Xavier (HMSFX). Mesmo com obras que reiniciaram em janeiro deste ano, o hospital tem novidades no atendimento.
A primeira delas diz respeito aos exames “à beira leito”. Trata-se de exame clínico ou laboratorial realizado diretamente no leito do paciente, sem a necessidade de transporte para um local específico.
O serviço de ultrassonografia no hospital iniciou-se em fevereiro deste ano. As equipes já realizaram mais de 120 exames, dentre eles ultrassonografia geral abdominal total, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia obstétrica.
Outro exame importante à beira leito no CTI e nas enfermarias é a ecocardiografia. Os ecocardiogramas transtorácicos iniciaram-se em janeiro deste ano: foram realizados mais de 140 em adultos e 25 em crianças.
A Secretaria de Saúde também implementou exames de Mapa e Holter para os pacientes internados. Desde fevereiro, quando começou o serviço, já foram mais de 15 exames.
Cirurgias e clínica da dor
A Clínica da Dor é outra novidade. O serviço conta com dois médicos especialistas em tratamento de dor crônica. Um faz o tratamento clínico e o outro médico especialista em dor crônica faz os procedimentos intervencionistas.
O hospital também conta com serviço de cirurgia plástica reparadora. No começo deste ano a equipe fez uma remoção de prótese de mama infectada.
Cirurgia torácica e de remoção de vesícula (colecistectomia) também acontecem no HMSFX. Em relação a esta última, foram 30 operações desde janeiro de 2025.
Os médicos do HMSFX também estão realizando alguns procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (biópsias, PAAF – punção aspirativa por agulha fina, tireoidectomias) e PAAFs para nódulos da tireoide guiados por ultrassonografia.
A obra no hospital São Francisco está em pleno andamento e a previsão de entrega é para novembro deste ano. Mas, de acordo com a equipe de Saúde do município, os avanços não dependem da obra e nem podem esperar pela sua conclusão.