SÃO GONÇALO OFERECE TRATAMENTO CONTRA TABAGISMO EM 92 UNIDADES DE SAÚDE
O Dia Mundial Sem Tabaco foi lembrado na sexta-feira, 31 de maio. Com o tema “Proteção das Crianças Contra a Interferência da Indústria do Tabaco”, o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo realiza orientações nas salas de espera das unidades de saúde. Mais que a orientação, o programa também oferece a oportunidade de tratamento para quem deseja largar o vício.
São Gonçalo conta com 92 unidades de saúde que oferecem o tratamento. Para fazer parte do programa, os gonçalenses podem procurar os locais que oferecem o tratamento para fazer o agendamento. O tratamento conta com encontro semanal durante quatro semanas e tem acompanhamento por um ano. Para iniciar, não há fila de espera e o tratamento pode ser em grupo ou individual.
Qualquer pessoa usuária de qualquer forma de tabaco, incluindo os adolescentes, pode fazer o tratamento em qualquer unidade. Não há requisitos, basta querer parar de fumar e procurar uma unidade capacitada. As reuniões buscam identificar as situações críticas para os tabagistas e traçar estratégias para evitar o consumo da substância. O paciente é ativo no processo exercendo o automonitoramento, possibilitado através das informações sobre temas como abstinência, ganho de peso, benefícios e recaída.