O seu canal de Noticias

SÃO GONÇALO LANÇA PLANO DE MANEJO PARA PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

No Dia Mundial das Florestas, município reforça atuação nas APAs

Em São Gonçalo, no Dia Mundial das Florestas, destaca-se a importância da Mata Atlântica, um dos biomas mais diversos e ameaçados do mundo. Presente nas áreas de proteção ambiental do município, como o Engenho Pequeno e Alto do Gaia, a Mata Atlântica abriga uma riqueza incomparável de espécies e auxilia na regulação do clima e dos recursos hídricos. Para proteger essa biodiversidade, a Secretaria de Meio Ambiente elaborou o Plano de Manejo Integrado das APAs do Alto do Gaia, Itaoca e Estâncias de Pendotiba, aprovado recentemente.

O Plano de Manejo define o zoneamento e as normas para a conservação, manejo e uso dos recursos naturais nessas áreas. Baseado em metodologias adaptadas ao contexto brasileiro, o plano foi construído por meio de oficinas participativas. Carlos Afonso, secretário de Meio Ambiente, destaca o lançamento como divisor de águas na conservação das APAs.

Na APA das Estâncias de Pendotiba, a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) apresentou um balanço das atividades de fevereiro de 2024, com o registro de 97 animais recebidos, 17 solturas bem-sucedidas e 49 encaminhamentos para unidades especializadas em tratamento. A ASAS ressalta que não recolhe animais domésticos e concentra-se exclusivamente em espécies silvestres, especialmente nativas da Mata Atlântica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.