SÃO GONÇALO GANHARÁ MAIS TRÊS ECOPONTOS ESTE ANO
O município de São Gonçalo vai ganhar mais três Ecopontos. Um deles será instalado no estacionamento do Sest/Senat, em Tribobó. Para formalizar a novidade, um acordo de cooperação foi assinado entre o prefeito Capitão Nelson e Patrícia Viana Souza, diretora da unidade de São Gonçalo do Sest Senat, no gabinete do prefeito, na tarde de segunda-feira (7).
O espaço para o novo Ecoponto foi cedido de forma gratuita pelo Sest/Senat, O prazo de uso do espaço é de 12 meses de vigência, podendo ser estendido. A obra ainda será iniciada no local e a previsão é que o novo Ecoponto seja implementado até o segundo semestre deste ano.
O projeto do novo Ecoponto será feito pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo e ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Conservação, que é responsável pelos outros dois Ecopontos, em parceria com a Eccos Sustentável, nos bairros de Santa luzia e Barro Vermelho.
Para o prefeito Capitão Nelson, a novidade é ótima, já que ele sempre defendeu um número maior de ecopontos espalhados pelo município.
“O novo Ecoponto do Sest/Senat vai incentivar mais ainda os trabalhos que a gente vem fazendo nos Ecopontos do município. A reciclagem salva o meio ambiente e fornece uma ajuda financeira aos gonçalenses. Com os Ecopontos, estamos desenvolvendo a economia local, a conscientização ambiental e a arrecadação de resíduos, que deixam de ser jogados nas ruas pelas pessoas, entupindo bueiros, por exemplo, causando alagamentos. Além desse Ecoponto, vamos ter mais dois: um no bairro Zé Garoto e outro no Alcântara, com outras parcerias”, afirmou.
Na reunião, estiveram presentes ainda os secretários de Conservação, Edson Leal; de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro; de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos; de Comunicação Social, Alexandre Coutinho; de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto; de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Rafaela de Santana Ribeiro; e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Jociara Rodrigues Campos.
Ecoponto
O Ecoponto é o local onde os gonçalenses podem trocar resíduos e materiais recicláveis por dinheiro digital. Outros dois Ecopontos já foram instalados no município, sendo um no Barro Vermelho e outro em Santa Luzia. Ao todo, os Ecopontos do município já reciclaram mais de 400 toneladas de materiais. O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e foi desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável. O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município.