SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE FEMINILIDADE
“Discurso sobre a Feminilidade”, da artista Amanda Erthal, será aberta na próxima terça-feira
A artista visual, fotógrafa e pesquisadora Amanda Erthal inaugura sua exposição “Discursos sobre a Feminilidade” em 26 de março (terça-feira), às 18 horas, na Sala José Cândido de Carvalho. A mostra contará com cerca de trinta trabalhos que retratam como o patriarcado se renova para, de forma coercitiva, atribuir às mulheres funções sociais que confundem cuidado com trabalho e asseguram que nossos corpos sejam subjugados para servir.
Nascida em Niterói, Amanda foi aluna no curso de Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF, onde desenvolveu e aprofundou sua pesquisa sobre a feminilidade. Em seus processos artísticos, utiliza imagens e palavras para criar narrativas poéticas que compreendam a Arte Feminista como um instrumento de transformação que nos conduza à crítica necessária para a insurgência dos corpos femininos e seus modos de existir.
Empregando técnicas tradicionalmente consideradas femininas, como bordado e costura, além de fotografia e pintura, a artista se inspirou em obras clássicas como “O Segundo Sexo”, da filósofa existencialista Simone Beauvoir, e “A Mística Feminina”, da ativista feminista Betty Friedman. Questiona também frases comuns dirigidas a meninas e mulheres ao longo de suas vidas, como “fala baixo” e “senta direito”, que representam os mecanismos de controle que traduzem os discursos de uma antiga feminilidade.
A exposição apresenta aproximadamente trinta obras que retratam como o patriarcado se renova para atribuir às mulheres funções sociais que confundem cuidado com trabalho e asseguram que nossos corpos sejam subjugados para servir. Assim, a exposição propõe questionar os discursos que moldam a norma, visando alcançar a emancipação necessária para reconhecer que os antigos modelos de feminilidade já não nos servem.
SERVIÇO:
Evento: Exposição “Discursos sobre a Feminilidade” – Amanda Erthal
Abertura: 26 de março
Horário: 18h
Visitação: até 24 de maio
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói.