O seu canal de Noticias

RÚSSIA DIZ QUE UCRÂNIA SABOTOU DELIBERADAMENTE TROCA DE PRISIONEIROS

A Ucrânia matou seus próprios soldados de propósito, disse o vice-enviado da Rússia na ONU

247 – As tropas ucranianas abateram um avião militar russo que transportava soldados ucranianos, a fim de inviabilizar uma próxima troca de prisioneiros, disse o enviado de Moscou ao Conselho de Segurança da ONU na quinta-feira (25), informa o RT.

O avião de carga Il-76 caiu na região fronteiriça da Rússia, Belgorod, na manhã de quarta-feira, matando todos a bordo. De acordo com o Ministério da Defesa russo, o avião transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos, com troca prevista para mais tarde naquele dia.

 “Todos os dados atualmente disponíveis apontam para um crime deliberado e premeditado”, disse Dmitry Polyansky, vice-representante da Rússia na ONU. “A liderança ucraniana estava bem ciente da rota e dos meios pelos quais os soldados [ucranianos] teriam sido transportados para o ponto de troca acordado.”

“Não foi a primeira operação desse tipo. No entanto, por alguma razão inexplicável, o regime de Kiev decidiu desta vez sabotar [a troca] da forma mais bárbara”, disse o diplomata.

De acordo com Polyansky, a aeronave foi destruída por um míssil terra-ar disparado da vila de Liptsy, na região de Kharkov, no leste da Ucrânia. A investigação preliminar descobriu que a Ucrânia usou mísseis Patriot de fabricação americana ou o IRIS-T de fabricação alemã, acrescentou.

“Se isto for confirmado, os países ocidentais que forneceram [o míssil] serão diretamente cúmplices deste crime, tal como são cúmplices do bombardeamento da Ucrânia contra bairros pacíficos de cidades russas usando armas ocidentais”, disse Polyansky ao conselho.

Kiev confirmou que uma troca de prisioneiros estava programada para ocorrer no mesmo dia em que o avião foi abatido, enquanto o Ministério da Defesa ucraniano disse que considera todos os aviões militares russos alvos legítimos. No seu discurso em vídeo na noite de quarta-feira, o presidente Vladimir Zelensky apelou a uma investigação internacional sobre o incidente. Ele não disse quem foi o responsável pela derrubada do Il-76, no entanto.

Dirigindo-se ao Conselho de Segurança, a vice-enviada da Ucrânia, Kristina Gayovishin, quase não culpou diretamente a Rússia por ter abatido o avião que transportava os prisioneiros de guerra. Ao mesmo tempo, argumentou que “a Rússia tem total responsabilidade por todas as atrocidades, mortes e destruição causadas pela guerra”.

Gayovishin acrescentou que as tropas ucranianas continuarão a atacar os Il-76 e outros aviões militares russos, incluindo aqueles que operam na “direção Belgorod-Kharkov”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.