RÚSSIA ABRE INVESTIGAÇÃO PRÓPRIA SOBRE QUEDA DE AVIÃO E DIZ QUE NÃO VAI ESPECULAR
Governo do Cazaquistão afirma que países não esconderão informações
O governo da Rússia afirmou nesta quinta-feira (26) que abriu uma investigação própria sobre a queda de um avião na quarta-feira (25) no Cazaquistão.
A aeronave, da Azerbaijan Airlines, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. O voo ia para a cidade de Grózni, na Rússia, mas sofreu interferência no GPS que fez a aeronave oscilar de altitude por mais de uma hora. Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram.
Nenhum dos três países que investigam o caso — Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão — deram mais informações sobre possíveis causas nesta quinta-feira. Na quarta-feira, a Rússia chegou a dizer que o avião se chocou contra pássaros e, depois, que enfrentou forte neblina.
Nesta manhã, no entanto, o porta-voz do Kremlin disse que Moscou não vai especular e que esperará as conclusões de uma investigação própria.
O chefe do Parlamento do Cazaquistão, Ashimbayev Maulen, também afirmou nesta quinta-feira que as causas da queda seguiam desconhecidas, mas prometeu que nenhum dos três países ocultará informações.
“Nenhum desses países está interessado em esconder informações. Todas as informações serão disponibilizadas ao público,” afirmou Maulen.