ROSE INICIA TEMPORADA DE CIRCULAÇÃO PELAS UNIDADES DO SESC A PARTIR DO DIA 11 DE MAIO
A peça volta à cena abordando universos paralelos de excesso e escassez de alimentos através de questionamentos éticos e políticos
Rose é funcionária de uma escola pública de um bairro periférico. Além de trabalhar como merendeira, aos finais de semana é cozinheira de uma família rica. Sendo a responsável pelas compras da casa, passa a levar sobras de comida para a cantina, com o objetivo de oferecer mais alimentos para aquelas crianças que necessitam da escola para fazer suas refeições diárias. É esse o mote do espetáculo “ROSE”, texto com dramaturgia de Cecilia Ripoll e direção de Vinicius Arneiro. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro em 2018 na categoria autor.
O drama cômico estreou em 2018. Após bem-sucedidas temporadas e circulação no Rio de Janeiro e em Curitiba, inicia apresentações pelas unidades do Sesc: Ramos (11/05), São João de Meriti (20/05), São Gonçalo (03/06), Niterói (19/06), Madureira (10/06), Campos (16/06), Barra Mansa (22/06), Teatro Rosinha de Valença (23/06), Quitandinha (24/06) e Nova Iguaçu (01/07). ROSE foi aprovado no EDITAL SESC RJ DE CULTURA 2022/2023.
“A princípio eu pensei em escrever um texto sobre a precariedade das condições de trabalho de um artista no Rio de Janeiro. Mas depois me veio um desconforto em falar do teatro dentro do teatro. Precisava falar de questões que abrangessem um maior número de pessoas. Então veio essa questão da fome. Essa questão da escassez de comida no momento de formação, de crescimento. A fome, que tinha sido quase erradicada no nosso país e que de repente voltou a se colocar“, afirma Cecília.
Além de abrir questionamentos sobre a conduta de Rose e sobre o estado de calamidade das políticas públicas no que se refere à merenda escolar, a dramaturgia também aposta em dois outros personagens: Maria Juliana e Antônio Pedro. Ela é filha de Rose e ele é filho da patroa. Dois adolescentes que, logo após se conhecerem, vivem uma relação de implicância mútua, que pode ser amor, mas também ódio.
“Leio ‘ROSE’ como uma dramaturgia de reentrância, isto é, como algo que se curva para dentro de si mesmo, provocando dobras internas. É uma escrita impura e de alto teor literário, tem ares de romance, é uma saga épica, é uma peça de teatro, é na primeira, na segunda e na terceira pessoa que a coisa se compõe. É o olhar da classe trabalhadora sobre a vida, é sobre luta de classes, sobre paixão, comida, ética e caráter. Ou seja, a própria história é protagonista e faz de seus personagens fiação desencapada para conduzir a eletricidade dos temas”, reflete Vinicius Arneiro.
SINOPSE:
De segunda a sexta pouca comida para as crianças da escola municipal. Aos fins de semana, sobras intermináveis são jogadas fora em um apartamento de classe alta. Rose cozinha em mundos radicalmente diferentes: aquilo que para uns é lixo, para outros pode ser a salvação. Como atravessar muros que parecem intransponíveis?
SERVIÇO:
“ROSE”
Temporada: 11/05 a 01/07
Ingresso: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional), gratuito (credencial plena Sesc e público PCG).
Rosinha de Valença: Gratuito
Classificação: 12 anos
Duração: 75 minutos
Gênero: drama cômico
Instagram:@espetaculorose
PROGRAMAÇÃO:
Sesc Ramos (11/05), às 19h
Rua Teixeira Franco, 38 – Ramos,
Sesc São João de Meriti (20/05), às 19h
Av. Automóvel Clube, 66 – Centro.
Sesc São Gonçalo (03/06), às 19h
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo
Sesc Niterói (09/06), às 19h
Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói
Sesc Madureira (10/06), às 18h
Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira.
Sesc Campos (16/06), às 20h
Av. Alberto Torres, 397 – Centro, Campos dos Goytacazes
Sesc Barra Mansa (22/06), às 19h
Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom.
Sesc Rosinha de Valença (23/06), às 20h
Av. Professora Silvina Borges Graciosa, 44 – Valença
Sesc Quitandinha (24/06), às 19h
Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis
Sesc Nova Iguaçu (01/07), às 19h
Rua Dom Adriano Hipólito 10, Rua Dom Adriano Hipólito 10 – Nova Iguaçu, RJ
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Cecilia Ripoll
Direção: Vinicius Arneiro
Atuação: Ângela Câmara, Joice Marino, Márcio Machado, Natasha Corbelino e Thiago Catarino
Assistência de Direção: Marcela Andrade
Direção de Arte: Flavio Souza
Figurinista Assistente: Paulo Vitor
Iluminação: Livs Ataíde
Direção Musical: Tato Taborda
Contrarregra e assistente de iluminação: Wellington Fox
Fotos de cena: Paula Kossatz, Lorena Zschaber e Elisa Mendes
Fotos de cena: Ana Moura, Elisa Mendes, Flavia Viana, Lorena Zschaber, Patrick Lima e Paula Kossatz
Filmagem: Ana Moura, Flavia Viana, Nathália Rodrigues e Patick Lima
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues / Aquela que Divulga
Mídias sociais e adaptação das peças gráficas: Bia Ferraz – Cria
Produção Executiva: Clarissa Menezes
Realização: Corbelino Cultural
Por- Lyvia Rodrigues