O seu canal de Noticias

RJ TEM O MAIOR NÚMERO DE CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES DOS ÚLTIMOS NOVE ANOS, DIZ ISP

A maior parte dos casos registrados aconteceu na Região Metropolitana. As vítimas são, em grande parte, mulheres solteiras e negras.

O Estado do Rio de Janeiro registrou 7.363 casos de violência sexual contra mulheres no ano passado. Trata-se do número mais elevado dos últimos nove anos na contagem do Instituto de Segurança Pública (ISP). O dado faz parte do Dossiê Mulher, divulgado nesta terça-feira (31).

O estudo foi lançado em uma cerimônia na Sala Cecília Meireles, na Região Central do Rio.

A maior parte dos casos registrados aconteceu na Região Metropolitana, com 5.399 casos, ou 73,3% das ocorrências.

Dentre os crimes que estão nesta categoria, o mais registrado foi o estupro, com 4.907 casos. Em seguida vem a importunação sexual, com 1.642 ocorrências.

O estudo também contabilizou casos de assédio sexual (314), tentativa de estupro (259), ato obsceno (190), violação sexual mediante fraude (51), que é classificado como ter conjunção carnal ou ato libidinoso com alguém mediante fraude ou dificulte a livre manifestação da vontade da vítima.

E com exceção de violação mediante fraude, todos os outros crimes relacionados à violência sexual registraram aumento no estado em comparação com 2021.

O perfil das mulheres vítimas de violência sexual no Rio de Janeiro é, predominantemente, de mulheres negras e solteiras. Nos casos de estupro, a maioria tinha idade entre 18 e 29 anos.

As mulheres negras também são maioria das vítimas dos 111 casos de feminicídio registrados no ano passado. Elas correspondem a 60% dos casos.

Patrícia Cardoso, defensora pública-geral do Estado do Rio de Janeiro, destacou a importância de mulheres ocupem lugares de poder e tenham a própria renda para conseguir sair de um ciclo de violência.

“A independência financeira da mulher diz para ela que ela pode voar, sair da prisão que um relacionamento abusivo pode trazer”, afirmou.

Infância ameaçada

Dos 4.907 casos de estupro registrados no Estado do Rio de Janeiro no ano passado, 3.438 são relativos a estupro de vulnerável. Mais da metade era de crianças com menos de 12 anos, em 1.910 ocorrências.

O crime é relacionado a ter relações sexuais ou praticar atos libidinosos com menor de 14 anos. A pena também se aplica às ações com alguém que não possui condições de manifestar discernimento para a prática do ato sexual ou não pode oferecer resistência, como no caso de pessoas com enfermidades ou doenças mentais.

Violência psicológica

O Dossiê Mulher conta com outros dados. Cerca de 125 mil mulheres sofreram algum tipo de violência no ano passado no Estado do Rio de Janeiro, uma média de 14 vítimas por hora. O crime mais recorrente foi a violência psicológica, com 43.594 casos.

É o segundo ano seguido que os casos de violência psicológica lideram as estatísticas. O crime passou a ser tipificado no Código Penal em 2021, com o detalhamento das condutas do agressor.

A violência psicológica é considerada a porta de entrada para outras formas de agressão.

Por Cristina Boeckel, g1 Rio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.