RJ: PM APREENDEU QUASE 3 FUZIS POR DIA NOS PRIMEIROS 45 DIAS DE 2025
Um levantamento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) mostrou que, somente nos primeiros 45 dias de 2025, foram apreendidos 116 fuzis — uma média de 2,5 armas por dia retiradas de circulação em todo o estado.
Os números impressionam, especialmente considerando que, ao longo de 2024, os policiais militares apreenderam 638 fuzis, o maior volume registrado na série histórica. Segundo a Subsecretaria de Inteligência da PM, 90% dos armamentos confiscados neste ano são fabricados fora do país.
As investigações indicam que essas armas abastecem o crime organizado e são utilizadas em disputas territoriais em diferentes pontos da Região Metropolitana.
Na capital fluminense, diversas facções criminosas disputam o controle de comunidades e conjuntos habitacionais, entre elas o Comando Vermelho — a mais antiga —, o Terceiro Comando e os Amigos dos Amigos.
Crime organizado e fuzis no Rio
O fuzil, uma arma de longo alcance também conhecida como rifle, tem alto poder destrutivo, sendo capaz, em determinadas situações, de derrubar um helicóptero.
Dados da PMERJ mostram que, em 2023, foram apreendidos 492 fuzis. Até então, o recorde de apreensões havia sido registrado em 2019, com 505.
A maior parte das apreensões ocorreu em áreas onde há intensas disputas por território, como Complexo do Chapadão, Vila Kennedy, Jacarepaguá e Campinho.
por Pablo Giovanni – Metrópoles