O seu canal de Noticias

RIO TERA PROGRAMA DE PROTEÇÃO A JOVENS EM VULNERABILIDADE

Beneficiários receberão bolsas de R$ 500 mensais, por 12 meses

Na segunda-feira (19), Salvador deu início às atividades do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude, com um debate entre representantes de organizações comunitárias, acadêmicos e a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Pronasci Juventude, coordenado pela Senad, visa reduzir a violência letal contra adolescentes e jovens negros de 15 a 24 anos e prevenir o uso prejudicial de álcool e outras drogas. O programa oferece proteção social a jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo a elevação da escolaridade, formação técnico-profissional e inclusão no mercado de trabalho.

Na semana anterior, o programa foi iniciado no Rio de Janeiro. Salvador e Rio foram escolhidos por terem sediado o projeto-piloto em parceria com os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, além da Fiocruz.

O programa atenderá inicialmente 2.000 jovens em vulnerabilidade, com 1.500 no Rio de Janeiro e 500 em Salvador. Cada beneficiado receberá uma bolsa-formação de R$ 500 mensais por 12 meses. As ações se concentrarão em áreas com altos índices de violência, oferecendo alternativas de desenvolvimento humano e sustentável.

A secretária Marta Machado destacou que o programa busca atender a jovens em vulnerabilidade sociorracial e que há planos de expansão para outras regiões do Brasil. O Pronasci Juventude faz parte do Pronasci II, lançado em março de 2023, e será sustentado por recursos dos fundos Nacional de Segurança Pública (Fnsp), Penitenciário Nacional (Funpen) e Nacional Antidrogas (Funad). A coordenadora-geral Lívia Casseres mencionou a possibilidade de regulamentação legislativa para consolidar o projeto como uma política de Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.