O seu canal de Noticias

RIO TEM NOVOS CASOS DE PROBLEMAS OFTALMOLÓGICOS CAUSADOS POR POMADAS MODELADORAS DE TRANÇA

Hospital Municipal Souza Aguiar registrou 80 atendimentos de queimaduras de córnea e irritação desde o início de janeiro

O uso de pomadas modeladoras de cabelo não regulamentadas pela Anvisa está causando um aumento nos atendimentos de emergência na rede pública de saúde do Rio de Janeiro. Desde o início do ano, o Hospital Municipal Souza Aguiar registrou 80 casos de contaminação nos olhos devido a esse cosmético.

Nas redes sociais, muitas pessoas compartilharam relatos de irritação nos olhos após o uso da pomada, especialmente ao fazer penteados como tranças. Alguns pacientes relataram perda temporária ou redução da visão, como foi o caso da jovem Lais Vitória, que precisou buscar atendimento de emergência após usar o produto.

O problema ocorre quando a pomada escorre e entra em contato com os olhos, como relatado por diversos usuários nas redes sociais. O médico Rodrigo Pegado, coordenador de oftalmologia da rede municipal de saúde, destaca a importância de verificar se a pomada possui registro na Anvisa antes de usar, para evitar problemas como os enfrentados por Lais.

No final do ano passado, mais de 100 pessoas foram levadas à emergência do Hospital Souza Aguiar com queimaduras nas córneas e outras irritações devido ao uso dessas pomadas. Em resposta a esses casos, a Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária iniciaram um processo para identificar quais marcas estão causando os problemas e notificaram algumas delas à Anvisa para providências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.