RIO TEM A PRIMEIRA SECRETÁRIA DE SAÚDE COM A EXONERAÇÃO DO DR. LUIZINHO DO CARGO
Quem assume a pasta a partir desta terça-feira (12) é Claudia Maria Braga de Mello.
O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Teixeira Júnior, o Dr.Luizinho (PP-RJ), foi exonerado do cargo na terça-feira (12).
A decisão foi publicada no Diário Oficial e assinada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha. Quem assume a pasta é Claudia Maria Braga de Mello.
A mudança ocorre um dia depois do RJ1 divulgar um relatório do Tribunal de Contas do Estado que aponta indícios de irregularidades e atuação de má-fé em contratos da Fundação Estadual de Saúde com quatro empresas.
As empresas são de funcionários da própria fundação, o que é proibido por lei federal e pelo Estatuto dos Servidores do Estado.
Ainda de acordo com a investigação, os funcionários são ou já foram médicos de Nova Iguaçu, reduto eleitoral do agora ex-secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho. Os contratos somados passam de R$ 40 milhões.
Dr. Luizinho foi eleito deputado federal em 2022, e agora reassume o cargo na Câmara dos Deputados.
Quem é Cláudia Mello
A médica geriatra Cláudia Mello é a primeira mulher a assumir o cargo de secretária de Saúde do Rio de Janeiro. Ela é servidora pública concursada da pasta há 23 anos e antes estava no cargo de subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde.
Cláudia é servidora estatutária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ), desde 2001. Durante sua trajetória, já ocupou cargos como o de superintendente de Vigilância Sanitária do RJ.
Atualmente, é ainda representante na Câmara Técnica de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, desde 2017.
Por Marco Antonio Martins, g1 Rio