O seu canal de Noticias

RIO PODE TER BOLSA DE VALORES NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2025; SAIBA MAIS DETALHES

Segundo a Prefeitura do Rio, a nova bolsa vai negociar ações, derivados, câmbio e commodities e competir com a B3, em São Paulo.

O prefeito Eduardo Paes assinou a lei de incentivos para a instalação da Bolsa de Valores no Rio de Janeiro, na Associação Comercial do Rio. Prevista para iniciar no segundo semestre do próximo ano, a bolsa será operada pela Americas Trading Group, que obteve aprovação da Comissão de Valores Mobiliários em 2023 após ser adquirida pelo fundo Mubadala Capital, de Abu Dhabi, um ano antes.

A nova bolsa irá negociar ações, derivativos, câmbio e commodities, competindo diretamente com a B3 em São Paulo. A legislação municipal, aprovada pela Câmara Municipal do Rio no mês passado, reduz o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para 2%, visando aumentar a competitividade.

Chicão Bulhões, secretário de desenvolvimento urbano e econômico, explicou que o Rio não abre mão de receita, mas busca garantir a competitividade frente a São Paulo. A expectativa é que a bolsa seja sediada no Centro, possivelmente no antigo prédio do Automóvel Clube na rua do Passeio, sujeito à liberação de licenças pela CVM e Banco Central.

Com a nova bolsa, o Rio retorna ao mercado de ações de forma ativa, retomando o legado da extinta Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, fundada no Brasil imperial em 1820 e encerrada oficialmente em novembro de 2002 após o último pregão em abril de 2000.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.