O seu canal de Noticias

RIO E NITERÓI PLANEJAM VILA DO PAN-2031 EM ÁREA DA ANTIGA ESTAÇÃO LEOPOLDINA

O dossiê de candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 propõe a construção da Vila dos Atletas no terreno anexo à antiga Estação Leopoldina, no centro da capital fluminense. A área, atualmente em processo de revitalização pela Prefeitura do Rio, deverá receber sete edifícios de 18 andares e quadras esportivas instaladas sobre a linha de trem e metrô. As informações são da Folha de São Paulo.

Segundo o documento, a Vila poderá acomodar 7.500 atletas e 2.800 técnicos em apartamentos de dois ou três quartos. O investimento total previsto para a realização do Pan-2031 é de R$ 3,8 bilhões, valor que cobre mobiliário, serviços e operação, mas não inclui as obras de construção dos prédios, que devem ser entregues à iniciativa privada para posterior comercialização.

O dossiê de candidatura, ainda em fase final de elaboração, deve ser entregue até 30 de abril à Panam Sports, entidade responsável pela escolha da sede. Além de Rio e Niterói, Assunção, no Paraguai, também manifestou interesse em sediar o evento.

De acordo com as informações já disponíveis, o local da antiga estação foi escolhido por sua posição estratégica, no centro das cinco grandes áreas de competição. Os locais mais distantes da Vila dos Atletas seriam o Complexo Esportivo de Deodoro, a 33 km, e a praia de Itacoatiara, a 34 km.

A escolha visa ainda impulsionar uma nova frente de revitalização na zona portuária, em especial nas imediações da avenida Francisco Bicalho, onde a oferta de novos empreendimentos residenciais ainda é limitada. Os sete edifícios seriam erguidos no terreno que se estende atrás da Estação Leopoldina, também chamada de Estação Barão de Mauá, que ficou cerca de 20 anos abandonada.

Projetada pelo arquiteto escocês Robert Prentice, a estação, inaugurada em 1926, tem inspiração londrina, com pátios de abóbadas metálicas e uma fachada que remete ao Palácio de Buckingham. Durante décadas, o local foi um importante eixo de viagens locais e interestaduais, conectando o Rio de Janeiro a cidades como Petrópolis, Três Rios, além dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

O último trem de prata, que realizava o trajeto entre Rio e São Paulo, partiu da Barra Funda em 29 de novembro de 1998 e chegou à estação carioca na manhã seguinte. A desativação completa da Estação Leopoldina ocorreu em 2004, marcando o fim de uma era para a ferrovia na cidade.

por Diário do Rio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.