RIO É A PRIMEIRA CIDADE DA AMÉRICA LATINA A UTILIZAR ENERGIA RENOVÁVEL PARA ABASTECER UNIDADES DE SAÚDE
As unidades de saúde da Prefeitura do Rio e o Centro de Operações Rio (COR) serão abastecidas com “Energia Verde”, que privilegia a adoção de fontes limpas e renováveis no Mercado Livre de Energia. Nos vinte equipamentos de saúde, a estimativa de economia é de R$ 87,5 milhões, em cinco anos, e 74 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) serão evitadas. No COR, a economia será de aproximadamente R$ 2,5 milhões em cinco anos e serão evitadas 8 mil toneladas de GEE.
O projeto de aquisição de energia limpa para os prédios públicos da cidade teve início em 2022. O passo inicial foi a licitação para o abastecimento do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura. Após a experiência bem sucedida e completamente implantada, em 2023, com ganhos financeiros e ambientais, o projeto foi expandido para outros órgãos públicos como o COR e vinte unidades de saúde. O Rio é a primeira cidade da América Latina a utilizar energia renovável para abastecer órgãos públicos.
Chamado Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia, o projeto foi desenvolvido pela Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. A aquisição de energia no ambiente livre de contratação (ACL) faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Prefeitura do Rio.