
RIO DE JANEIRO PROMOVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FUTURO DA INDÚSTRIA DE GAMES
O Rio de Janeiro sediará, na próxima sexta-feira, 23 de maio, o 2º Seminário “Games: um RIO de Oportunidades”, evento que reunirá autoridades, especialistas, desenvolvedores e representantes de instituições públicas e privadas para discutir os rumos da indústria de jogos eletrônicos no país.
Organizado pela Associação de Criadores de Jogos do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) e pelo Sebrae/RJ, o seminário acontecerá na sede do Sebrae, no Centro do Rio, a partir das 9h30.
A abertura do evento contará com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, além de representantes da ACJOGOS-RJ e do Sebrae/RJ. Na sequência, será apresentado o programa SEBRAE GAMES, iniciativa do Sebrae/RJ que chega à sua quarta edição, visando fortalecer o setor de jogos eletrônicos como vetor de inovação, geração de renda e qualificação profissional.
“O Rio de Janeiro é uma potência no setor de jogos. Precisamos dialogar para criar políticas públicas capazes de atender a esse movimento que cresce a cada dia e tem forte impacto na economia, na geração de emprego e renda, na cultura, na educação, na ciência e tecnologia, entre outras áreas estratégicas no desenvolvimento social”, destacou Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ e um dos organizadores do evento.
A programação do seminário incluirá apresentações rápidas (speed pitches) de desenvolvedores beneficiados por políticas públicas, seguidas por dois painéis principais. O primeiro, intitulado “Políticas Públicas para o setor de jogos nacional: desafios para a soberania com criatividade”, contará com a participação de Juana Nunes (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Celso Pansera (FINEP), Paulo Alcoforado (ANCINE) e Reimont Otoni (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados).
O segundo painel, “Os efeitos da LPG e a continuidade de políticas públicas para o setor de jogos”, reunirá Jandira Feghali (Deputada Federal e relatora da Política Nacional Aldir Blanc), Taíla Borges (Superintendente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ), Maurício Hirata Filho (diretor de investimentos da RioFilme) e Leonardo Giordano (secretário municipal das Culturas de Niterói).
Durante o encontro, será apresentado o Post Mortem da Lei Paulo Gustavo voltado ao setor de games do estado do Rio de Janeiro. A proposta é reunir beneficiários dos editais estaduais e municipais para compartilhar experiências, desafios enfrentados na execução dos projetos e destacar a importância do investimento público no desenvolvimento da cadeia produtiva dos games.
O seminário ocorre em um momento de crescimento expressivo do setor no Brasil. Nos últimos anos, a indústria de jogos eletrônicos cresceu 73,9%, consolidando-se como um dos segmentos mais dinâmicos da economia criativa. No estado do Rio de Janeiro, a ACJOGOS-RJ representa mais de 80 estúdios, reunindo cerca de 4 mil trabalhadores diretos e indiretos, além de articular um ecossistema formado por universidades, empreendedores independentes e investidores.
Por Luis Mauro Filho – Brasil247