REUNIÃO ENTRE LULA, LIRA, RENAN E AUTORIDADES SOBRE MACEIÓ TEVE PACTO PARA DEIXAR “RUSGAS” DE LADO, DIZ RUI COSTA
Ministro da Casa Civil participou de conversa sobre caso da Braskem no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12)
Após participar da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com autoridades envolvidas no caso da Braskem, em Maceió, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que os participantes se comprometeram em evitar conflitos políticos e priorizar os interesses da população.
“Saímos da reunião com um pacto onde todos se comprometeram a deixar eventuais disputas políticas, que lá é muito suave, muito tênue normalmente, de lado para colocar em primeiro lugar o interesse da população, a situação da população”, disse em entrevista coletiva nesta terça-feira (12).
Foram chamados pelo presidente o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), e autoridades alagoanas, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Lira e Calheiros, especificamente, são adversários políticos históricos. No caso envolvendo a Braskem na capital alagoana, o senador é o principal articulador da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigação.
Já o presidente da Câmara é contrário à CPI e simpatiza com a ideia de criar uma comissão especial coordenada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para tratar do caso.
“Vamos incrementar um conjunto de reuniões buscando solucionar aquela situação, seja do ponto de vista do atendimento da população, como também buscando junto a empresa responsável uma solução técnica, imediata, o mais urgente possível”, acrescentou Rui Costa.
Por Renata Souza- CNN