RELATOR NO SENADO DEFENDE URGÊNCIA DE PROJETO SOBRE DÍVIDA DO RS
O relator do projeto de lei que suspende o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT-RS), afirma que o texto precisa ser aprovado com urgência pelo plenário do Senado.
Paim foi designado para a função na quarta (15) e mantém a previsão dada mais cedo à CNN pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de que a proposta será analisada na sessão marcada para 16h.
Na semana passada, Paim foi escolhido como presidente de uma comissão temporária externa formada por oito parlamentares e destinada a acompanhar a emergência no estado.
O texto enviado pelo governo permite a suspensão do pagamento por três anos, o que libera cerca de R$ 11 bilhões para ser aplicado em ações de enfrentamento da situação de calamidade pública provocada pelas fortes chuvas das últimas semanas e de reconstrução do estado.
A proposta também zera os juros que seriam cobrados durante o período, que equivalem a mais R$ 12 bilhões.
Para viabilizar a votação da matéria, o presidente Rodrigo Pacheco optou por ficar em Brasília e não acompanhar Lula na agenda no Rio Grande do Sul nesta quarta.
O diagnóstico de erisipela, uma infecção bacteriana na pele, se deu em 2021, quando Bolsonaro ainda ocupava a Presidência da República. O ex-presidente recebeu tratamento de antibióticos e realizou sessões de fisioterapia durante a internação.