RELATOR APOSTA EM URGÊNCIA DA ANISTIA NA PAUTA DA CÂMARA APÓS PÁSCOA
O relator do projeto da anistia, deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), afirmou à CNN que há grande expectativa para um novo encontro com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para falar pessoalmente sobre o texto da anistia.
Na segunda (14), a oposição protocolou um pedido de urgência ao projeto. Na prática, a urgência acelera a tramitação do texto, permitindo que ele seja analisado diretamente pelo plenário, sem necessidade de passar por uma comissão especial.
O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), ligou para Motta e informou que iria protocolar o requerimento de urgência. De acordo com o líder, Hugo apenas “agradeceu” por ter sido avisado.
“A expectativa é que, agora que foi protocolada a urgência, o presidente Hugo possa pautar na volta do feriado [de Páscoa]. Vamos aguardar o retorno de Hugo para definir isso”, afirmou Valadares.
Valadares integra a ala do União Brasil que, apesar de fazer parte do governo, se declara oposicionista e assinou o requerimento de urgência. O deputado foi responsável pela relatoria do texto na etapa de discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois disso, o texto parou.
Para defensores do projeto, Hugo deve fechar um acordo para não se indispor com os grupos de direita que o elegeram ao comando da Casa. Se o texto for pautado em plenário, a oposição diz ter certeza da aprovação.
por Basília Rodrigues – CNN