REGIÃO NOBRE DE NITERÓI TEM AUMENTO DE VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA
Levantamento aponta um crescimento de quase 40% nos casos de roubos e furtos no bairro de Icaraí, entre janeiro e setembro deste ano
A quantidade de roubos e furtos ocorridos entre janeiro e setembro de 2024 em Icaraí, bairro da Zona Sul de Niterói, e adjacências, na Região Metropolitana, teve um aumento de quase 40% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado (ISP). Os índices refletem a preocupação de moradores e comerciantes da região ouvidos pelo DIA, que relatam uma crescente sensação de insegurança.
Neste período analisado, foram registrados 170 casos de assaltos na 77ª DP (Icaraí), contra os 124 de janeiro a setembro de 2023. Desses, 122 são classificados como roubos de rua, o que representa mais de dois terços do total. Em relação aos de veículos, foram 19, um aumento significativo em comparação com os quatro do ano passado. Em contrapartida, os crimes que têm estabelecimentos comerciais como alvo não cresceram: foram 12 neste ano, contra 11 em 2023.
Já o total de ocorrências de furtos anotados na delegacia de Icaraí, que atende também os bairros de Santa Rosa, Vital Brasil, Pé Pequeno e Cubango, foi de 1.580, 42% a mais do que os 1.113 casos do ano passado. O número mais expressivo é o de subtração de celulares, que dobrou: foram 306 registros em 2024, contra os 138 de 2023. Em segundo lugar, estão os de bicicleta, com um acumulado de 264.
Procurada, a PM informou que, em muitos desses casos, os crimes são praticados por pessoas em situação de rua e vulnerabilidade: “Esse cenário envolve demandas que requerem a atuação de outros entes do poder público, estes que a Polícia Militar está sempre ao dispor para auxiliar de maneira conjunta”, diz a nota.
Morador de Icaraí há 4 anos, o advogado Bruno Rodrigues comentou sobre o problema. “À noite me sinto bem inseguro, ainda mais nas ruas internas, que normalmente são escuras e têm menos fluxo de pessoas. Vejo pouco policiamento, principalmente pela região da Avenida Ary Parreiras, que é bem abandonada em alguns pontos”, relata.
Questionada sobre o policiamento na área, a corporação ressaltou que tem reforçado o efetivo de policiais, com equipes distribuídas em motocicletas e viaturas, além dos agentes extras escalados pelo Regime Adicional de Serviço (RAS). “Em 2024, até o momento, o 12° BPM (Niterói) já prendeu mais de 1.500 criminosos e apreendeu mais de 80 adolescentes infratores em sua área de atuação”, finaliza a PM.
Também procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que, além dos dados de registros de roubos e furtos, a 77ª DP (Icaraí) também teve um aumento de 28% no número de prisões em flagrantes em relação a 2023. “A unidade investiga todos os casos registrados e comunicados, além de trabalhar de forma integrada com outras distritais, especializadas e com a PM para identificar e prender os suspeitos dos crimes. A delegacia ressalta a importância da comunicação dos delitos para que os casos sejam investigados e os autores identificados e responsabilizados criminalmente”, diz o pronunciamento da corporação.