O seu canal de Noticias

REGIÃO DOS LAGOS REGISTRA ALTA NA GERAÇÃO DE EMPREGOS NESTE PRIMEIRO BIMESTRE

Os municípios da Região dos Lagos registram saldo de 1.787 novas vagas de emprego nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. De acordo com análise da Firjan, feita por meio da plataforma Retratos Regionais, o número mais que dobrou se comparado com o mesmo período do ano passado (+849). O aumento se deve às oportunidades para o setor de Serviços. A maior parte das contratações foram para atividades em Educação (ensinos Fundamental e Infantil), em Alimentos e Hotelaria. Os dados têm como base os resultados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Entre os municípios da região, o destaque foi Rio das Ostras com 703 novos postos de trabalho nos dois primeiros meses do ano. Quase a totalidade das cidades tiveram saldo positivo no período: Araruama (+359), Armação de Búzios (+212), Cabo Frio (+167), Iguaba Grande (+145), Arraial do Cabo (+109), Saquarema (+67), Casimiro de Abreu (+49) e São Pedro da Aldeia (+18). O único registro negativo foi em Silva Jardim, com a perda de 42 vagas.

Na comparação mensal, a geração de emprego na Região também mostra crescimento. “Os resultados mostram o potencial de mercado na Região dos Lagos com a oportunidades em diferentes setores, para os quais é preciso estar cada vez mais atento à formação de mão de obra qualificada”, destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.

Além de Serviços, com 739 contratações, também houve oportunidades para os setores de Construção (+388) e Indústria (+307). As áreas de Agropecuária e Comércio tiveram resultados negativos no período.

No estado, o setor de Serviços foi o que mais gerou empregos no período

O setor foi o que gerou o maior volume de postos de trabalho (+26.174) no estado do Rio de Janeiro. O segmento da educação liderou as contratações (+7.383) no setor, em linha com o período de volta às aulas. Em seguida, aparecem Serviços de Escritório, de Apoio Administrativo e Outros Serviços Prestados às Empresas (+3.490) e Alimentação (+3.200).

A Indústria, que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, registrou saldo positivo de 5.680 novos empregos – o melhor resultado desde fevereiro do ano passado. A Construção (+3.006) foi o segmento que mais contratou, seguida por Coleta, Tratamento e Disposição de Resíduos (+1.639), Atividades de Apoio à Extração de Minerais (+218) e Fabricação de Outros Equipamentos de Transporte, Exceto Veículos Automotores (+194). O Comércio (+103) e a Agropecuária (+17) também registraram saldo positivo.

A Firjan ressalta ainda que o resultado foi disseminado no estado, com a maior parte dos municípios fluminenses gerando vagas em fevereiro: 71 das 92 cidades registraram saldo positivo, com destaque para Capital (+18.992), Macaé (+1.588) e Itaperuna (+1.578).

Saldo acumulado de janeiro e fevereiro é de 19.702 novos empregos

O mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro fechou 12.272 vagas em janeiro. Porém, com o resultado de fevereiro, o saldo do primeiro bimestre é positivo, de 19.702 novos empregos com carteira assinada. Esse desempenho foi levemente superior ao apresentado nos dois primeiros meses de 2024, quando o estado gerou 18.304 postos de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.