
QUEM SERÁ O TÉCNICO DO BOTAFOGO? ENTENDA CONVERSAS E PANORAMA DAS BUSCAS DE JOHN TEXTOR
Uma grande dúvida segue assolando a torcida do Botafogo em 2025: quem será o novo técnico do Alvinegro? Mais de um mês após o anúncio da saída de Artur Jorge, a busca por um substituto não tem prazo para ser concluída, e Carlos Leiria comanda o time de forma interina. Como andam as buscas de John Textor, dono da SAF do clube? Quais são os nomes cotados?
Textor segue agarrado às próprias convicções na condução desse processo. E se a derrota para o rival Flamengo na Supercopa não fez o americano apressar a busca, o Campeonato Carioca é visto como um incômodo ainda menor no planejamento do Botafogo. O empresário concluiu as entrevistas que tinha em mente.
Já é possível sentir determinada pressão sobre o assunto no vestiário alvinegro, mas o entendimento nos bastidores é de que o melhor cenário é mesmo a centralização em Textor. Afinal, o americano é o dono da SAF alvinegra e “se responsabiliza” por quaisquer decisões tomadas.
Agora, a procura por um treinador se reduz à lista final de Textor. Neste grupo seleto, há outros nomes – que permanecem sob sigilo – além do português Vasco Matos, de Tite e do italiano Roberto Mancini. Não há prazo para a contratação de um novo técnico.
A conversa entre Textor e Tite foi avaliada de forma positiva, mas uma eventual proposta ficou em segundo plano. O bate-papo teve um teor de apresentação, alinhamento e debate sobre as crenças de cada lado no futebol. O técnico planeja dar sequência à carreira fora do Brasil, o que será um impeditivo à investida do Botafogo.
Vasco Matos despertou interesse do Alvinegro e gostou da ideia que lhe foi apresentada. A diretoria do Botafogo, entretanto, considerou o técnico do Santa Clara como uma “promessa” no momento atual.
Roberto Mancini, por sua vez, se encontrou pessoalmente com Textor na última quarta-feira (5), na França, mas conversas já aconteciam há dias. Textor gosta do ex-comandante das seleções da Itália e da Arábia Saudita e considera que houve um retorno positivo do técnico, mas ainda não foi feita uma oferta salarial.
Outros nomes cotados foram de Rafa Benítez, ex-Real Madrid, e Tata Martino, ex-Barcelona. O espanhol recusou a oportunidade de trabalhar no Brasil, e o argentino afirmou ter o desejo de permanecer alguns anos em Rosário, sua cidade natal.
O Botafogo volta a campo neste domingo para enfrentar o Madureira em Cariacica (ES), às 16h (horário de Brasília), pela nona rodada do Carioca. Com o triunfo sobre o Nova Iguaçu, o Alvinegro subiu ao G-4 do torneio estadual, com 12 pontos somados.
por Bárbara Mendonça, Jéssica Maldonado e Sergio Santana – GE