QUEM SÃO OS MAIORES MEDALHISTAS OLÍMPICOS DO BRASIL?
Nos Jogos de Paris-2024, tem brasileiro que pode se tornar o maior medalhista do país em olimpíadas
Robert Scheidt, Torben Grael, Mayra Aguiar e Fofão estão entre os maiores medalhistas olímpicos do Brasil
Com 24 medalhas olímpicas ao longo da história, o judô é a modalidade mais bem-sucedida do Brasil em termos de pódios nas Olimpíadas, superando a vela e o atletismo, ambos com 19 medalhas. Mas os atletas que acumulam mais pódios nos Jogos são os da vela.
Agenda Olímpica Paris-2024: veja os dias, horários de todas as modalidades
Das 19 medalhas conquistadas até Tóquio-2020, mas da metade, 10 ao todo, pertence a Robert Scheidt (cinco, sendo dois ouros, duas pratas e um bronze) e Torben Grael (dois ouros, uma prata e dois bronzes). A família Grael, aliás, já tem nove medalhas olímpicas ao todo.
Torben Grael. Los Angeles, 1984 (prata) Atlanta, 1996 (ouro) Seul, 1988 (bronze) Sydney, 2000 (bronze) Atenas, 2004 (ouro)
Lars Grael. Seul, 1988 (bronze) Atlanta, 1996 (bronze)
Martine Grael. Rio, 2016 (ouro) Tóquio, 2021 (ouro)
Serginho, o maior líbero da história do voleibol, é dono de quatro medalhas olímpicas (2 ouros e duas pratas). Mesmo número de medalhas de Isaquias Queiroz (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze), o único brasileiro na história a conquistar três medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos. Isaquias, inclusive, pode superar esse número e se tornar o maior medalhista do Brasil nas Olimpíadas
O nadador Gustavo Borges, também tem quatro medalhas nas Olimpíadas (2 pratas e 2 bronzes). E vale lembrar que, em números gerais, é o nadador Michael Phelps é quem detém o recorde de mais medalhas conquistadas em uma só edição dos Jogos Olímpicos. Em Atenas 2004, o norte-americano alcançou seis ouros e dois bronzes. O nadador repetiu o feito na China em 2008, mas com oito medalhas douradas.
No feminino
Entre as mulheres, Fofão, do vôlei, (um ouro e dois bronzes) e Mayra Aguiar, do judô, (três bronzes), com três medalhas cada uma, são as maiores medalhistas do Brasil em Olimpíadas. Mayra pode se tornar em Paris a mulher mais premiada da história do esporte olímpico brasileiro.
Com 276 atletas classificados, o Brasil espera repetir e até superar o desempenho de Rio-2016 e Tóquio-2020 de sete ouros olímpicos. Já o recorde total de medalhas é de 21 no torneio do Japão.