QUASE 4 EM CADA 10 MORADORES DO RIO VIVEM EM RUAS SEM UMA ÁRVORE
Apesar do título de Patrimônio Mundial da Unesco, quem anda por certas bandas do Rio pode achar que a fama da sua beleza natural é apenas um cartão-postal. Segundo o Censo 2022, divulgado pelo IBGE na quinta (17/04), mais de 37% da população da Região Metropolitana do Rio vive em ruas e avenidas sem nenhuma árvore plantada.
O número joga o Rio para baixo da média nacional — 66% dos brasileiros vivem em vias com alguma arborização, enquanto aqui, esse índice cai para 62,2%. Estamos atrás de estados como Mato Grosso do Sul, onde mais de 92% das ruas são arborizadas. No ranking das 27 capitais, o Rio amarga a 15ª posição.
Bairro de Madureira sofre com a falta de árvores
As regiões mais críticas se concentram em áreas do subúrbio carioca e na Baixada Fluminense. Em bairros como Campo Grande e Santa Cruz, a urbanização ainda em desenvolvimento avança sem planejamento verde. O mesmo já aconteceu em partes da Zona Norte, especialmente na Área de Planejamento 3.3, que inclui bairros densamente povoados e consolidados desde o século passado, como Madureira e Irajá — também os mais quentes do município.