PUTIN DECLARA LUTO E DIZ QUE IDENTIFICARÁ RESPONSÁVEIS POR ATAQUE
Presidente russo fez pronunciamento neste sábado (23.mar) depois do ataque que deixou ao menos 115 mortos em Moscou
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento em vídeo neste sábado (23.mar.2024) para comentar o ataque a casa de shows Crocus City Hall, em Moscou, que deixou ao menos 115 mortos e 121 feridos. Declarou luto nacional no domingo (24.mar.2024) e disse que o governo trabalha para identificar todos os responsáveis pelo episódio.
O Kremlin informou mais cedo que 11 suspeitos foram presos, incluindo 4 supostos atiradores. Segundo Putin, o objetivo dessas detenções é identificar a “base” do grupo “terrorista”.
“As agências investigativas e policiais farão de tudo para estabelecer todos os detalhes do crime. Mas já é óbvio que nos deparamos não apenas com um ataque terrorista cuidadosamente e cinicamente planejado, mas com um assassinato em massa preparado e organizado de pessoas pacíficas e indefesas”, declarou.
O presidente afirmou ainda que equipes médicas farão tudo o que for “possível” para ajudar os 121 feridos nos ataques. Ele também comunicou que todas as medidas de combate ao terrorismo foram acionadas em Moscou e toda a região da capital russa.
Putin comparou o ataque com “massacres nazistas” nos territórios do país durante a 2ª Guerra e afirmou que os responsáveis pelos ataques “friamente e propositalmente” mataram cidadãos “à queima-roupa”.
“Estamos ansiosos para interagir com todos os estados que sinceramente compartilham nossa dor e estão prontos para realmente unir forças na luta contra o inimigo comum, o terrorismo internacional e todas as suas manifestações”, disse o presidente russo.
ATAQUE NA RÚSSIA
Homens armados invadiram a casa de shows Crocus City Hall, a cerca de 30 km da Praça Vermelha, em Moscou, e mataram ao menos 115 pessoas na 6ª feira (22.mar). O espaço para eventos fica no distrito de Krasnogorsk, perto da capital Moscou. A banda de rock Picnic se apresentaria. Segundo a Tass, a agência de notícia estatal russa, os integrantes do grupo não estão entre os feridos.
O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. A Amaq, agência de notícias associada ao grupo extremista, disse em seu canal no Telegram que “combatentes” atacaram uma “grande concentração de cristãos” em Krasnogorsk, perto da capital russa.
Por PODER360