PSDB REJEITA PEDIDOS DE EXPULSÃO DE DATENA APÓS EPISÓDIO DE AGRESSÃO CONTRA PABLO MARÇAL
Executiva municipal concluiu que o candidato à prefeitura de São Paulo agiu em “legítima defesa”
A executiva municipal do PSDB de São Paulo rejeitou por unanimidade, nesta segunda-feira (23), os pedidos de expulsão do candidato do partido à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena,diz o jornalista Gustavo Uribe em sua coluna na CNN Brasil. A decisão foi tomada após uma análise detalhada das acusações feitas por 42 filiados, que questionavam a conduta do apresentador durante o incidente que envolveu uma cadeirada envolvendo o coach de extrema direita e também candidato Pablo Marçal (PRTB) e mantém Datena como o candidato oficial do PSDB na disputa pela prefeitura da capital paulista.
Os solicitantes argumentaram que Datena teria infringido o estatuto do PSDB, que valoriza o pluralismo de ideias e o respeito ao debate democrático. “A agressão física cometida viola a garantia de respeito às diferentes opiniões e a convivência harmoniosa em um ambiente de debate democrático”, diziam os pedidos. Para os signatários, a atitude de Datena foi classificada como “inadmissível” e “gravemente ofensiva” aos valores democráticos do partido.
No entanto, segundo o advogado do PSDB em São Paulo, Guilherme Ruiz Neto, a executiva concluiu que as acusações eram infundadas. Em declaração à CNN, Ruiz afirmou que o partido entendeu que “Datena agiu em legítima defesa para repelir a injusta agressão perpetrada por Pablo Marçal” e que, dessa forma, não houve violação das normas internas da legenda.
Por 247