PROJETO VISA REGENERAÇÃO AMBIENTAL DO VALE DO PARAÍBA, NO RIO DE JANEIRO
Iniciativa visa recompor ecossistemas florestais e fortalecer a biodiversidade local, com ênfase também no desenvolvimento socioeconômico da região
A Ambipar anunciou nesta terça-feira (17), por meio de Fato Relevante, uma parceria com a BWP Florestal, empresa de serviços florestais assessorada pelo Itaú BBA, para desenvolver um projeto de regeneração ambiental no Vale do Paraíba, estado do Rio de Janeiro. A iniciativa visa recompor ecossistemas florestais e fortalecer a biodiversidade local, com ênfase também no desenvolvimento socioeconômico da região.
O projeto contempla a criação de 100 km de corredores ecológicos destinados a conectar fragmentos florestais com parques e unidades de conservação da região. Essa estratégia busca restaurar a conectividade ecológica, facilitando o deslocamento de animais e promovendo a regeneração de áreas degradadas. A ação é crucial para preservar mais de 20 espécies ameaçadas de extinção.
Outro objetivo é a mitigação das mudanças climáticas por meio do sequestro de carbono. A estimativa é que o projeto remova cerca de 6 milhões de toneladas de CO2 equivalente da atmosfera.
Com a parceria, estima-se que cerca de 400 moradores da região sejam diretamente empregados nas atividades do projeto, abrangendo desde a recuperação florestal até a manutenção das áreas regeneradas.
“A integração entre natureza, economia e comunidades locais que a parceria entre Ambipar, BWP e Itaú BBA promove, reforça o nosso compromisso com a preservação dos recursos naturais e a regeneração ambiental. Com esta iniciativa queremos diminuir os impactos das mudanças climáticas, que já são sentidos em diversas partes do mundo. Este é um avanço significativo com ações concretas que irão gerar impactos positivos e duradouros na região do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro”, comenta Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar.
Por Brasil 247