PROJETO DE HORTAS DÁ NOVO SIGNIFICADO A ÁREA DE ANTIGO MANICÔMIO
Num terreno que fazia parte da antiga colônia psiquiátrica na Taquara, mato e entulho foram aos poucos dando lugar a lindos pés de alface e outras hortaliças. Ocupada pelo projeto Arte, Horta & Cia, ligado ao Programa de Geração de Trabalho e Renda do Instituto Juliano Moreira, a área ganhou ressignificação capacitando e dando ocupação a pacientes assistidos pela rede de saúde mental e à comunidade. Com objetivo de garantir sustentabilidade e bem-estar social, o projeto acaba de receber o Certificado de Conformidade Orgânica da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO).
Integrado ao Museu Bispo do Rosário, o projeto Arte, Horta & Cia é a primeira iniciativa dentro da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) a receber esse certificado. A avaliação leva em conta a produção orgânica e qualidade do serviço prestado, conforme a legislação vigente dos princípios agroecológicos.
O Arte, Horta & Cia oferece um curso de agricultura urbana e agroecologia semestralmente para capacitação. Com duração média de quatro meses e com 64 aulas ao total, sendo práticas e teóricas semanais, em torno de 3 mil participantes estimados já foram beneficiados, entre usuários dos centros de atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, moradores do entorno e integrantes que apoiam o funcionamento da iniciativa.