PROGRAMA DE RASTREIO AO CÂNCER É IMPLEMENTADO EM VOLTA REDONDA
Um programa de rastreio ao câncer foi implementado em quatro unidades básicas de saúde de Volta Redonda (RJ) na segunda-feira (10).
O projeto, chamado de ‘Prevenir 50+’, tem como objetivo atuar na prevenção e combate de doenças que aumentam o risco de cânceres de pulmão, intestino e mama.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, o projeto será direcionado para a população de 50 a 79 anos, faixa etária propensa a desenvolverem doenças crônicas.
Para a coordenadora do programa, a chance de cura aumenta quando o diagnóstico é feito no início da doença.
“As doenças crônicas não transmissíveis podem levar as pessoas a mortes prematuras; 64% dos óbitos por essas doenças ocorrem na população entre 50 e 79 anos”, disse a coordenadora, Luciana Netto.
Como vai funcionar
A partir desta segunda, dia 10, as unidades básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos bairros Água Limpa 1, Siderlândia, Retiro 1 e Nova Primavera farão uma busca ativa por pacientes na faixa etária de 50 a 79 anos.
Na sequência, esses pacientes vão passar por uma consulta especializada que vai avaliar o histórico familiar para cânceres de pulmão, de mama e de intestino e ainda avaliação para risco cardiovascular, glicemia, IMC (Índice de Massa Corporal), sedentarismo e obesidade.
No caso de pacientes tabagistas, eles serão também convidados a participarem de grupo antitabagismo e passarão por uma tomografia (TC) de baixa dose com carga tabágica de mais de 20 maços por ano, ou que pararam de fumar há menos de 15 anos.