O seu canal de Noticias

PROGRAMA DE RASTREIO AO CÂNCER É IMPLEMENTADO EM VOLTA REDONDA

Um programa de rastreio ao câncer foi implementado em quatro unidades básicas de saúde de Volta Redonda (RJ) na segunda-feira (10).

O projeto, chamado de ‘Prevenir 50+’, tem como objetivo atuar na prevenção e combate de doenças que aumentam o risco de cânceres de pulmão, intestino e mama.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, o projeto será direcionado para a população de 50 a 79 anos, faixa etária propensa a desenvolverem doenças crônicas.

Para a coordenadora do programa, a chance de cura aumenta quando o diagnóstico é feito no início da doença.

“As doenças crônicas não transmissíveis podem levar as pessoas a mortes prematuras; 64% dos óbitos por essas doenças ocorrem na população entre 50 e 79 anos”, disse a coordenadora, Luciana Netto.

Como vai funcionar

A partir desta segunda, dia 10, as unidades básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos bairros Água Limpa 1, Siderlândia, Retiro 1 e Nova Primavera farão uma busca ativa por pacientes na faixa etária de 50 a 79 anos.

Na sequência, esses pacientes vão passar por uma consulta especializada que vai avaliar o histórico familiar para cânceres de pulmão, de mama e de intestino e ainda avaliação para risco cardiovascular, glicemia, IMC (Índice de Massa Corporal), sedentarismo e obesidade.

No caso de pacientes tabagistas, eles serão também convidados a participarem de grupo antitabagismo e passarão por uma tomografia (TC) de baixa dose com carga tabágica de mais de 20 maços por ano, ou que pararam de fumar há menos de 15 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.