O seu canal de Noticias

PROCON-RJ, DECON E IPEM FAZEM OPERAÇÃO CONJUNTA E RETIRAM CERCA DE 6000 BRINQUEDOS IRREGULARES DE VENDA

Visando o Dia das Crianças, agentes do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ), da Delegacia do Consumidor (Decon) e do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RJ) realizaram fiscalizações em lojas de brinquedos na Rua da Alfândega, no centro do Rio, na sexta-feira (11/10). Durante a operação, foram identificados 5.920 itens irregulares (sem o selo do Inmetro), que foram apreendidos. As lojas fiscalizadas foram autuadas, e os fornecedores terão 15 dias para apresentar defesa.

A fiscalização abrangeu não apenas a regularidade dos produtos, mas também aspectos de publicidade e documentação obrigatória. No total, cinco lojas foram inspecionadas, e quatro delas foram autuadas por vender brinquedos irregulares e por falta de livro de reclamações do Procon, alvará e/ou certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

Segundo Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, a operação visa coibir a venda de brinquedos irregulares e orientar os fornecedores sobre boas práticas de consumo.

“Com o aumento da busca por brinquedos nesta data, realizamos uma pesquisa de preços, que revelou uma variação de 190% no mesmo produto em lojas diferentes, destacando a importância de pesquisar antes de comprar”, afirma Coelho. As dicas de compras e a pesquisa de preços estão disponíveis nas redes sociais do Procon-RJ.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.