PROCON FISCALIZA LOTES DO DETERGENTE YPÊ
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) informa que, desde quinta-feira (9), realiza uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais do município para o recolhimento do detergente lava louças YPE, todas as versões, devido à identificação de desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O resultado da análise foi publicado pela Anvisa, por meio da resolução 1.726, desta segunda-feira (6), que identificou potencial risco de contaminação microbiológica. Os lotes atingidos são todas as unidades fabricadas nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022, com final de lote identificado por ‘1’ ou ‘3.
A informação considera a Política Nacional das Relações de Consumo que tem como princípios, a educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vista à melhoria do mercado de consumo, e a ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor (artigo 4°, incisos II e IV, da Lei Federal nº 8.078/90).
A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Júlia Holst, orienta que todos os estabelecimentos devem estar atentos aos lotes comercializados, bem como aos consumidores que, caso encontrem algum dos referidos lotes nas prateleiras, podem fazer o alerta ao Procon para que o órgão realize as medidas necessárias.