O seu canal de Noticias

PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU FAZ CAPACITAÇÃO EM PREVENÇÃO AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PROPRIEDADES RURAIS

Proprietários de áreas rurais de Tinguá, Nova Iguaçu, participaram na terça-feira (16) da segunda edição do curso “Capacitação em prevenção aos incêndios florestais em propriedades rurais”. A capacitação, promovida pela Prefeitura, visa reduzir queimadas na região. Em 2024, o Rio de Janeiro já registrou quase três vezes mais incêndios florestais do que em 2023. De janeiro a junho deste ano, ocorreram 8,1 mil incêndios em vegetação, comparado a 3,1 mil no mesmo período do ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros.

O curso abordou técnicas de prevenção, métodos de extinção, propagação e erros comuns cometidos por proprietários rurais, como manutenção inadequada de equipamentos e armazenamento incorreto de produtos químicos. Tinguá foi escolhida estrategicamente devido à alta ocorrência de incêndios florestais na área. Carlos Januzzi, chefe da Área de Proteção Ambiental de Tinguá (APA Tinguá), destacou a importância da conscientização sobre prevenção e os perigos do uso inadequado do fogo.

Rosilene Jesus Alves, moradora de Tinguá, participou da capacitação por já ter enfrentado incêndios em sua propriedade. “Estou aqui para proteger minha área e ajudar outros sitiantes. Se estiver preparada para uma resposta inicial, já facilita o trabalho do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.