PREFEITO DO RIO ENCAMINHA PROJETO DE LEI PARA TER ‘MEGAFERIADÃO’ EM NOVEMBRO PARA A CÚPULA DO G20
Se for aprovado, o recesso se estenderá da Proclamação da República (15, sexta), até a Consciência Negra (20, quarta). Chefes de Estado estarão na cidade nos dias 18 e 19 de novembro.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), encaminhou nesta quarta-feira (28), à Câmara de Vereadores, o projeto de lei que pretende autorizar um megaferiadão na cidade, durante o G20, o encontro das maiores economias do planeta, marcado para 18 e 19 de novembro.
A fim de reduzir a circulação na cidade, a ideia é “enforcar” desde a Proclamação da República (15), que cai numa sexta, até a Consciência Negra (20), na quarta seguinte. Para tanto, os dias 18 (segunda) e 19 (terça) — quando de fato os chefes de Estado estarão no Rio — poderão ser feriados.
Em uma de suas redes sociais, o prefeito escreveu: “Encaminhando hoje ao legislativo um Projeto de Lei declarando feriado nos dias 18 e 19 de novembro de 2024(SÓ 2024) em razão da realização da Cúpula de Chefes de Estado do G20 que acontece no Rio nesses dias”.
A medida busca facilitar o deslocamento dos líderes mundiais e suas comitivas, além de ajudar no planejamento das diversas reuniões paralelas que ocorrerão durante o evento.
O projeto de lei agora deve ser votado pelos vereadores. Caso seja aprovado, a cidade terá a confirmação do megaferiadão.
A estrutura de segurança e de organização do G20 no Rio será maior do que o suporte montado durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O Rio de Janeiro será sede do G20, evento que reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana, que participa pela primeira vez do encontro. Participarão também 12 países convidados e 15 organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial.
Por g1 Rio