PORTO SUDESTE CELEBRA DIA DA PESSOA ESTAGIÁRIA
Empresa mostra relato de profissionais que começaram como estagiários, e ressalta que estágio é fundamental na formação profissional
O dia 18 de agosto é marcado pela comemoração do Dia da Pessoa Estagiária, data que remonta à regulamentação da primeira lei voltada para esses profissionais em 1982. O estágio faz parte de uma fase essencial para os alunos do ensino superior; é nela em que podem experienciar e experimentar na prática a profissão que escolheram cursar. Em seus 9 anos de existência, o Porto Sudeste acumula dezenas de histórias de jovens que iniciaram suas carreiras na empresa e se encontraram profissionalmente após aconselhamentos, mentorias e muita troca.
Em Itaguaí desde os cinco anos de idade, Sávio Gripp começou sua jornada no Porto Sudeste em 2017, como Jovem Aprendiz e em 2019 como estagiário de suprimentos, área no qual atuou por dois anos, recém-graduando na faculdade de engenharia de produção. Em 2021, foi efetivado para seu cargo atual como assistente de Suprimentos após um desafio proposto pela gestão. Hoje, além de assistente, ele também tem um estagiário na sua área e o desejo de repassar o aprendizado que teve.
Sua dedicação e competência logo se destacaram, e ele teve a sorte de trabalhar sob a orientação de pessoas que o desafiavam. Sávio compartilha como sua experiência como estágio foi enriquecedora e contribui para seu crescimento no Porto. “Foi muito legal ter a sorte de ter uma coordenadora que me desafiava e incentivava. No meu período de estágio, fui desafiado na aquisição de um CAPEX e ao ser bem-sucedido, fui efetivado. O estágio é o pontapé inicial para descobrir sobre si e o que queremos”, disse Gripp.
Outra profissional que iniciou sua carreira na empresa é a Laila Carvalho, na época estudante de jornalismo, que ingressou na empresa como estagiária na área de assessoria de imprensa e logo depois foi direcionada para a área de Relações Institucionais. Hoje, ocupa o cargo de analista de Assuntos Corporativos Master, tendo passado pelos níveis júnior, pleno e sênior. Ela atua no relacionamento corporativo com instituições governamentais e regulatórias, identificando e avaliando oportunidades de parcerias, a fim de atender os objetivos da organização e consolidar sua imagem no mercado.
Laila conta como a empresa abre portas e contribui para as pessoas da região, e ainda o quanto foi importante conseguir trabalhar e estudar perto de casa. “O Porto Sudeste abre portas e muda a vida das pessoas da região. Quando entrei, fiquei encantada com a chance de crescimento e os workshops, desenvolvimento de soft skills, gestão de conflitos, desenvolvimento pessoal e outras oportunidades que são oferecidos. Por ser perto de Seropédica, onde morava e estudava, foi possível conciliar as atividades e ter a vivência em uma grande empresa sem sair das redondezas”, afirma Laila.