O seu canal de Noticias

PORTO DE NITERÓI TERÁ CAPACIDADE AMPLIADA COM DRAGAGEM HISTÓRICA

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou, na segunda-feira (16), as obras de dragagem do Canal de São Lourenço, que estão sendo realizadas em três frentes, entre a Ponte Rio-Niterói e o Porto de Niterói. O objetivo é ampliar o calado do canal, permitindo a navegação de embarcações maiores. O projeto, que está recebendo um investimento de R$ 137 milhões, visa aumentar a profundidade do canal de 7 para 11 metros.

A dragagem utiliza diferentes tipos de dragas para retirar sedimentos, que são transportados até um ponto de descarte controlado em alto-mar. Parte dos materiais é classificada como inadequada para esse descarte e é armazenada em geobags, com capacidade para até 1.500 metros cúbicos de sedimentos. Estima-se que 1,6 milhão de metros cúbicos de sedimentos serão dragados, com 15% desse total sendo material inadequado para descarte em alto-mar.

Durante a visita, Grael destacou os benefícios da obra para o Porto de Niterói, a pesca e o setor offshore. A dragagem vai aumentar a capacidade operacional do porto, além de dar acesso ao terminal pesqueiro, que está em fase de preparação. A obra, conduzida pela Emusa, deve ser concluída em oito meses, movimentando a economia e gerando novos empregos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.