POR ERRO NA DIGITAÇÃO, QUASE 50 MIL ELEITORES ANULARAM VOTO PARA PREFEITO EM SÃO PAULO
Eleitores digitaram 13, número do PT, em vez de 50, que é o número do Psol, partido de Boulos
Cerca de 48,1 mil eleitores paulistanos anularam seu voto no último domingo em São Paulo votando no número do PT, o 13, em vez de 50, número do Psol, aponta levantamento feito pelo jornal O Globo com base no Registro Digital de Voto das urnas da cidade, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Entre os votos nulos, o voto no número petista só perdeu para aqueles que votaram no número “00”, cerca de 258 mil eleitores.
A eleição em São Paulo foi a mais disputada da história da cidade e a diferença entre o primeiro colocado, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), e o segundo colocado, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), foi de 25 mil votos. Ou seja, se pouco mais da metade desses eleitores que apertaram “13” na urna queriam votar em Boulos, isso seria o suficiente para que o psolista ultrapassasse Ricardo Nunes em número de votos.
A Zona Eleitoral onde Boulos potencialmente mais perdeu votos para o “número errado” foi em São Mateus, na Zona Leste. Lá, 1,3% dos eleitores apertaram o número do PT na urna. Situação parecida aconteceu no Jardim Helena e na Cidade Tiradentes, ambas também na periferia da Zona Leste. Nessas três zonas eleitorais, Boulos venceu a eleição, o que sugere que os erros ocorreram mais onde ele possuía mais votos.