“POPULAÇÃO SENTE QUE ELEIÇÃO FOI ROUBADA” DIZ CANDIDATA DA ESQUERDA FRANCESA AO CARGO DE PRIMEIRA-MINISTRA
Lucie Castets crítica o comportamento de Emmanuel Macron, que recusou sua nomeação ao cargo de primeira-ministra
A candidata da esquerda francesa a primeira-ministra, Lucie Castets, afirmou ao The Guardian que a população francesa sente que a eleição foi roubada após o presidente Emmanuel Macron rejeitar a sua nomeação ao cargo na última seguna-feira (26). A Nova Frente Popular (NFP) venceu as eleições legislativas do país, conquistando 182 assentos, contra 168 da coalizão de Macron e 143 da extrema-direita.
Segundo Castets, o presidente francês tem problemas com o programa de governo da NFP, mesmo com a frente de esquerda buscando o diálogo com diferentes grupos políticos. : “Macron diz que o problema é o programa do NFP. Ele se sente ameaçado porque acha que vamos mudar tudo o que ele fez, e é verdade que essa é nossa intenção. Mas não estamos dizendo que seremos capazes de mudar tudo, porque teremos que encontrar um acordo sobre cada questão e estamos totalmente cientes disso”, afirmou.
Ela disse que segue conversando com nomes do centro e disse que até mesmo aliados de Macron não entendem o que ele está fazendo. “Eu não estou esperando, estou trabalhando. Estou conversando com muitas pessoas, não apenas do NFP, mas do centro, tentando entender o que eles precisam, quais são suas linhas vermelhas e objetivos e no que podemos concordar. Todos estão muito preocupados. Ninguém entende o que Emmanuel Macron está fazendo, nem mesmo os macronistas. Ele não está nos dando [aos partidos políticos] a chance de trabalhar juntos”, reclamou.
“Ele está tentando ser o jogador, o árbitro e o selecionador ao mesmo tempo e isso não só está decepcionando as pessoas, como também está gerando ressentimento. É incrível como o presidente age como se não houvesse eleição”, completou Castets.
Por Brasil 247