PONTE RIO-NITERÓI PASSA A TER NOVAS REGRAS PARA VEÍCULOS DE CARGA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) implementou mudanças nas regras de circulação de veículos de carga nas rodovias federais do Rio de Janeiro, com o objetivo de melhorar a segurança e o fluxo do tráfego.
Na Ponte Rio-Niterói (BR-101), fica proibido o tráfego de veículos de carga de dois eixos no sentido Niterói – Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, entre 4h e 10h. Já veículos de três ou mais eixos têm o tráfego proibido no sentido Niterói – Rio de Janeiro entre 4h e 12h e no sentido contrário, entre 12h e 22h, todos os dias. Exceções são feitas para veículos de emergência, polícia, serviços públicos e veículos menores como motocicletas e caminhonetes.
Além disso, é proibido o transporte de produtos perigosos, como explosivos, gases inflamáveis e líquidos inflamáveis na ponte e seus acessos, conforme a Resolução ANTT nº 5.998/2022.
Na Serra de Petrópolis (BR-040), o tráfego de combinações de veículos de carga com três ou mais eixos será proibido nos horários de pico: nas sextas-feiras e vésperas de feriado, entre 14h e 22h, e nos sábados, entre 8h e 14h. Exceções incluem veículos de emergência, polícia, e transporte de animais vivos.
As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União em 22 de novembro de 2024, e o descumprimento das regras resultará em multa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.