
POLÍCIA CIVIL E INEA REALIZAM OPERAÇÃO CONTRA CRIMES AMBIENTAIS NO CAJU
Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) deflagram, em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a “Operação Expurgo”, para reprimir crimes ambientais no Caju, Zona Portuária do Rio. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão contra narcotraficantes e empresas que exploram e utilizam uma área da comunidade de maneira irregular para descarte de resíduos.
As investigações da DPMA tiveram início após denúncia do Inea. Os criminosos se associaram a diversas empresas de resíduos e passaram a cobrar taxas para permitir os descartes. O aterramento ilegal vem criando grandes lixões, que contaminam o lençol freático, suprimem a vegetação de mangue e geram prejuízo ambiental estimado em quase R$ 5 milhões.
– Seguimos realizando operações policiais para combater o crime organizado diariamente, também com foco na asfixia financeira. Já bloqueamos diversos bens e recursos das facções e das milícias no estado. Não vamos recuar até devolvermos a paz e a ordem à população de bem que mora nas comunidades – ressalta o governador Cláudio Castro.