‘PODE ESTAR NA CASA DOS 500 MIL’: ESPECIALISTAS CONTESTAM NÚMERO OFICIAL DE PÚBLICO NO SHOW DE MADONNA
O espetáculo, que aconteceu em frente ao Copacabana Palace e teve seu palco virado em direção ao Leme, não aparentava estar com sua capacidade máxima
Após a Riotur anunciar que aproximadamente 1,6 milhão de pessoas compareceram ao show de Madonna na Praia de Copacabana, especialistas questionam a veracidade desse número, afirmando que o público real pode ter sido significativamente menor.
O espetáculo, que aconteceu em frente ao Copacabana Palace e teve seu palco virado em direção ao Leme, não aparentava estar com sua capacidade máxima, conforme relataram muitos fãs e moradores da orla.
No entanto, segundo especialistas como Wagner Victer, engenheiro e colunista do DIÁRIO DO RIO, a estimativa oficial parece inflada. Victer argumenta que, considerando uma média de 4 pessoas por metro quadrado, seria necessário um espaço muito maior do que a área disponível na orla de Copacabana para acomodar 1,6 milhão de espectadores.
“Se considerarmos 1,6 milhão de pessoas com uma concentração de 4 pessoas por metro quadrado, teríamos 400 mil metros quadrados de plateia. Isso seria equivalente a 40 campos do Maracanã justapostos, o que claramente não condiz com a realidade”, explica Victer.
Ele sugere que o número real de espectadores pode estar na casa dos 500 mil, ainda uma multidão considerável, mas muito abaixo da estimativa oficial.
Moradores da região também afirmam essa visão, apontando que, durante o réveillon, a orla de Copacabana fica ocupada por cerca de 2,5 milhões de pessoas, ocupando praticamente toda a extensão da praia, desde o Leme ao Forte. Para confirmar o número real, seria necessário que mais da metade da orla estivesse ocupada. No entanto, durante o show, a maior concentração de público estava concentrada do Copacabana Palace até o Hotel Windsor, na divisa com o Leme.
Apesar das controvérsias em torno do número oficial de público, Madonna conseguiu quebrar seu próprio recorde, se apresentando para uma das maiores plateias de sua carreira. Seu recorde pessoal era de 120 mil pessoas.
Por Victor Serra – Diário do Rio