O seu canal de Noticias

PMES DO VAREJO REGISTRAM CRESCIMENTO DURANTE A BLACK FRIDAY, COM ALTA DE 16,6% POR DIA EM NOVEMBRO

Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs revelam aumento de 1,8% no faturamento total no mês. E-commerce cresceu 5,2% no período

A Black Friday impulsionou significativamente o comércio varejista em novembro, de acordo com o IODE-PMEs, índice que mede o desempenho econômico de pequenas e médias empresas (PMEs). Houve um crescimento de 1,8% no faturamento total do mês, em comparação com novembro de 2023. O destaque foi o incremento sazonal da data promocional: as vendas por dia útil em novembro foram 16,6% maiores do que a média de outubro.

A análise considera dados de movimentação financeira de 69 segmentos do varejo nos últimos 12 meses. Segundo Felipe Beraldi, economista da Omie, o impacto foi ainda mais expressivo para PMEs que atuam no e-commerce, com crescimento de 5,2%. Beraldi também destacou que 40% das atividades monitoradas contribuíram para a evolução do período, sendo os setores de ‘produtos alimentícios’, ‘artigos esportivos’ e ‘joalherias’ os principais responsáveis pelos resultados positivos. Por outro lado, segmentos como ‘vestuário e acessórios’ e ‘bebidas’ apresentaram queda no faturamento.

No acumulado do ano até outubro, o faturamento das PMEs no comércio varejista cresceu 6,1% em comparação ao mesmo período de 2023. Esse avanço reflete o aquecimento do mercado de trabalho, com taxas de desemprego abaixo de 6,5% e rendimentos reais superiores aos níveis pré-pandemia, além da ampliação de programas de transferência de renda.

Por Brasil 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.