PETRÓPOLOS: PARQUE GLÓRIA MARIA RECEBE A TRADICIONAL FEIRA DE CERÂMICA
O Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas) recebe em Santa Teresa no dia 3 de maio, a tradicional Feira de Cerâmica de Petrópolis, que já faz parte do calendário oficial da região serrana e reunirá mais de 20 expositores no Terraço do Centro Cultural, antiga casa mecenas da Belle Époque carioca Laurinda Santos Lobo. Além da exposição e da comercialização de peças únicas, o evento traz uma programação diversificada, composta por oficina, roda de conversa e demonstrações ao vivo, com participação de ceramistas do Rio e de Petrópolis.
A ideia é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de criação e as particularidades desse ofício milenar. Dessa forma, o evento não apenas fortalece a cena cerâmica das duas cidades – Petrópolis e Rio de Janeiro, mas também amplia o interesse e o reconhecimento dessa arte no cenário nacional.
“A Feira atrai artistas, artesãos e entusiastas propiciando o festejar dessa arte através do favorecimento da reunião de amantes da cerâmica, o que possibilita uma rica troca de ideias e o compartilhar de paixões, reforçando, assim, a conexão entre a comunidade e essa expressão artística milenar que traduz em formas, texturas e cores o que bem podemos chamar de poesia concreta”, explica Alice Cavalcante, uma das produtoras da feira.
Atividade mais que centenária em Petrópolis, iniciada pelo francês Henry Gonot e empreendedor Alberto Augusto da Costa na década de 20, a arte da cerâmica teve uma história importante na região até meados dos anos 1970. Há alguns anos, o movimento no setor voltou à cena com vários ateliês e com eles o número de admiradores da arte cerâmica tem sido crescente. Atualmente cerca de 40 ceramistas da Cidade Imperial produzem artesanalmente objetos artísticos, decorativos e utilitários.
“No rastro dessa retomada foi criada a Feira de Cerâmica, que promove a educação e a diversidade, fortalecendo os laços comunitários e impulsionando o turismo e a economia local. Agora é a vez da gente descer a serra, subir Santa Teresa para mostrar esses lindos trabalhos”, conta Isabel Themudo.
A Feira de Cerâmica de Petrópolis é um evento que se consolidou no calendário oficial da cidade, e que neste ano de 2025 fará sua 6ª edição. Em sua última edição, em novembro de 2024, levou mais de três mil pessoas ao Shopping Vilarejo, em Itaipava, Petrópolis, em um único final de semana.
Idealizada originalmente por ceramistas locais para atender aos anseios de expor e comercializar os seus trabalhos, a Feira de Cerâmica de Petrópolis também se tornou um importante espaço de troca de saberes e experiências entre os artistas. A cada edição, o evento atrai um número crescente de expositores e visitantes, fortalecendo e promovendo a arte da cerâmica na cidade.
A exposição ficará das 11h às 18h, com visitação gratuita. Mais informações: https://www.feiradeceramicadepetropolis.com/ e [email protected]