PETRÓPOLIS GOURMET 2024 CELEBRA MÚSICA E GASTRONOMIA
Paula Labaki é a curadora gastronômica do festival, quinto maior do país, que reúne, entre os dias 8 e 24 de novembro, mais de 40 estabelecimentos, entre bares, restaurantes e delicatessen
Vem aí a 24ª edição do Petrópolis Gourmet. Este ano, o festival, que acontece entre os dias 8 e 24 de novembro, apresenta o tema “Sinfonia dos Sabores”, e propõe uma fusão entre música e gastronomia. A curadoria desta edição ficou a cargo da renomada chef Paula Labaki, referência no cenário gastronômico nacional e o nome à frente do Restaurante Fuego, na Fazenda Marambaia, em Corrêas.
Com oficinas culinárias, competições e apresentações musicais, a 24ª edição do Petrópolis Gourmet promete encantar os sentidos dos visitantes e manter viva a tradição de inovar a cada ano.
Quinto maior festival gastronômico do Brasil, segundo o Ministério do Turismo, o evento promete encantar o público com pratos que serão verdadeiras obras de arte ao paladar, apresentados por mais de 40 restaurantes, bares e delicatessen da cidade serrana.
Com 40 anos de carreira, Paula Labaki é conhecida pelo seu domínio do churrasco e sua participação em festivais de renome. Para ela, o tema do evento, inspirado na música, oferece uma oportunidade única de criar sinergia entre os participantes.
— Estou muito feliz com o convite e teremos grandes momentos. O tema é maravilhoso! E a curadoria é uma oportunidade de estabelecer sinergia com os demais chefs — celebra Paula, que comanda na TV o programa “Direto da Brasa”, do canal Sabor e Artes, desde 2020; e, por trás das câmeras, deu consultoria por seis temporadas para a versão brasileira do “Masterchef”, reality show de sucesso.
Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, destaca a importância cultural do tema para a cidade:
— O Petrópolis Gourmet 2024 se prepara para celebrar a arte da gastronomia em perfeita harmonia com as melodias que embalam a história da cidade. É uma conexão rica entre as artes. E queremos que o festival vá além da gastronomia. Ele é um reflexo da alma cultural de Petrópolis —, afirma.
Além dos menus elaborados especialmente para o evento, o festival contará com atrações como o “Desafio dos chefs”, que colocará em destaque a criatividade e a habilidade técnicas dos participantes. Outro ponto alto será o já tradicional “Festival vai às ruas”, levando pratos da alta gastronomia para espaços públicos, e promovendo uma interação direta entre chefs e público.
Samir el Ghaoui reforça a importância do Petrópolis Gourmet para o turismo da cidade:
— O evento não só atrai turistas, mas também promove os produtos locais e o talento dos nossos chefs. É um momento em que Petrópolis se coloca como destino de destaque para quem busca experiências gastronômicas e culturais.
Extra