O seu canal de Noticias

PEQUENA ÁFRICA RECEBE EVENTO DE ‘CAPOEIRA ANGOLA’ COM OFICINAS, RODAS E SHOWS GRATUITOS

Um fim de semana inteiro dedicado à cultura negra vai tomar conta da Gamboa, na Pequena África. Nos dias 17 e 18 de maio, o Grupo Ngoma Capoeira Angola realiza, em parceria com a Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) e a Prefeitura do Rio, a Integração Fluminense de Capoeira Angola e Cultura. A programação, que acontece no MUHCAB (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira), reúne mestres da capoeira angola, oficinas de danças afro-brasileiras, debates sobre ancestralidade e lançamentos culturais.

Com entrada gratuita, o evento aposta no encontro de corpos, saberes e histórias para fortalecer a capoeira como patrimônio imaterial. Para Rodrigo de Odé, ator e organizador, trata-se de uma atividade que vai além da roda: “É um evento de corpo, fala e pensamento, que promove a integração entre grupos de diferentes regiões do estado para celebrar a cultura negra, especialmente nesta semana tão simbólica para a diáspora africana”.

A programação inclui o lançamento de um mini documentário e de um EP com cantigas de capoeira e samba-de-roda, produzidos especialmente para o encontro. No palco e nas rodas, o público vai poder conferir a intersecção entre arte, esporte e espiritualidade — elementos fundamentais na capoeira e nas manifestações afro-brasileiras.

Oficinas de coco, jongo, samba-chula e dança afro também estão no roteiro. Uma das ministrantes será Valéria Monã, referência da dança afro-brasileira, que celebra a potência do encontro: “É uma oportunidade de mostrar como a capoeira e a dança afro dialogam, ampliando nosso entendimento sobre os corpos negros e nossa herança cultural”.

Para Sinara Rúbia, diretora do MUHCAB, o momento é simbólico: “Reunir mestres e mestras para falar da contribuição da capoeira à história afro-brasileira, justamente na semana do 13 de maio e na região da Pequena África, tem um significado profundo. É um gesto de memória, resistência e afirmação”.

As oficinas e treinos terão inscrição prévia pelas redes do Ngoma Capoeira. As demais atividades são abertas ao público.

SERVIÇO

Integração Fluminense de Capoeira Angola e Cultura

Dia: 17 e 18 de maio de 2025

Endereço: MUHCAB – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.