PEPE MUJICA SE RECUPERA BEM APÓS CIRURGIA POR CÂNCER DE ESÔFAGO
Mujica passou por um procedimento para a colocação de um stent no esôfago
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 89 anos, está se recuperando satisfatoriamente após ser submetido a uma cirurgia para tratar o câncer de esôfago, diagnosticado em maio deste ano, informa O Globo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) pela médica responsável, Raquel Pannone, que assegurou que Mujica está “calmo e tranquilo” após o procedimento.
Segundo Pannone, Mujica permanecerá internado durante o fim de semana para acompanhamento, mas sua alta é aguardada em breve, quando ele poderá retornar para casa. “Agora ele está calmo, está tranquilo”, declarou a médica a jornalistas. “Ele continuará hospitalizado até que se sinta melhor e tenha condições de ir para casa”, completou. Mujica, que foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, passou por um procedimento para a colocação de um stent no esôfago, após exames revelarem um estreitamento da região, dificultando a ingestão de alimentos.
A cirurgia foi realizada em um hospital de Montevidéu, e o stent foi inserido para permitir a passagem de alimentos, o que facilitará sua alimentação oral. “Com o stent, ele poderá continuar se alimentando normalmente e manter sua recuperação em casa”, afirmou a médica. Ela também expressou otimismo sobre a evolução do quadro de saúde de Mujica: “Espero que ele evolua bem.”
Mujica, que ficou preso por 13 anos durante a ditadura militar uruguaia (1973-1985), tem enfrentado o tratamento contra o câncer com a mesma determinação que demonstrou ao longo de sua vida pública. Recentemente, ele celebrou a vitória de seu aliado político Yamandú Orsi nas eleições presidenciais do Uruguai, pelo partido de esquerda Frente Ampla, um marco importante para o movimento que ele ajudou a consolidar no país.